Lançamento do Projeto
Nesta sexta-feira (23), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte sediou o lançamento do Projeto Pilote Seguro. A iniciativa, fruto de uma lei criada pelo deputado estadual Coronel Azevedo (PL), visa certificar motociclistas, ajudando a melhorar a segurança no trânsito e a reduzir os acidentes. O projeto foi realizado em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e contou com o apoio dos mandatos do deputado federal General Girão (PL) e do senador Rogério Marinho (PL), ambos presentes na solenidade de lançamento.
Objetivos e Justificativas
Durante o evento, Coronel Azevedo explicou a motivação por trás da criação do projeto: “Nós criamos a Lei do Projeto Pilote Seguro por sabermos dos efeitos negativos que os acidentes de trânsito envolvendo motociclistas provocam na sociedade. Todas as vezes que um motociclista é acidentado, ele se transforma em paciente e passa a sofrer em um hospital, gerando custos para a saúde pública, para a previdência social e também para as famílias. Os dados são alarmantes. São muitas pessoas que ficam afastadas do mercado de trabalho ou até morrem por acidente de motocicletas. É um problema que precisa ser encarado pela sociedade”.
Estrutura do Projeto
O Projeto Pilote Seguro consiste em um curso online gratuito, composto por cinco módulos de aulas simples e diretas, que ensinam práticas de pilotagem segura. As aulas foram desenvolvidas pela UFERSA e estão disponíveis em um aplicativo para celulares Android e iPhone.
Dados Alarmantes
O estado do Rio Grande do Norte registra um alto número de atendimentos a vítimas de acidentes de moto. Entre janeiro e outubro de 2023, o Hospital Walfredo Gurgel, maior hospital público do RN, teve um aumento de 12,72% no atendimento a vítimas de acidentes de moto em relação a 2022. A média mensal de acidentes com moto no estado é de 700.
Financiamento e Apoio Parlamentar
O Projeto Pilote Seguro foi viabilizado com recursos de emenda parlamentar do deputado General Girão. “Estamos falando de salvar vidas. Nós precisamos fazer com que as pessoas tenham consciência. A disciplina consciente precisa existir, e usar o capacete demonstra consciência. Eu gostaria que esse projeto ganhasse o mundo, chegasse nas igrejas, nas casas. Porque este é um projeto educativo, que busca salvar vidas”, destacou Girão.
Críticas à Inação do Governo Estadual
O senador Rogério Marinho criticou a falta de ações do Governo do Estado para enfrentar os acidentes de motocicleta. “A trauma ortopedia está colapsada por ocorrência de acidentes com motocicletas. São números tão superlativos que nos espanta o fato do governo permanecer inerte nesta situação”, afirmou. Marinho ressaltou que a disponibilização de informações por meio do Pilote Seguro pode ajudar a amenizar o problema. “Ações como essas precisam ser respaldadas e terem continuidade nos próximos anos”, completou.
Inovação e Acessibilidade
O curso do Projeto Pilote Seguro aborda temas essenciais de segurança no trânsito e direção defensiva. O conteúdo é acessível a qualquer hora do dia, sem custos e sem a necessidade de deslocamento físico. O aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas Play Store e Apple Store. Ao término do curso, os participantes recebem um certificado digital da UFERSA.
Distribuição de Capacetes e Oficinas
Na primeira edição, o Pilote Seguro contemplará 17 municípios do Rio Grande do Norte com a distribuição de 1.000 capacetes personalizados e a realização de duas oficinas voltadas para promover uma condução segura de motocicletas. Para mais informações e inscrições, acesse piloteseguro.com.br.